Perguntas Frequentes e Respostas (FAQ)

 

Qual é o objectivo por detrás da criação desta lista gratuita de IPTV?

Resumidamente, ser uma alternativa à TDT (Televisão Digital Terrestre).

Esta lista de canais que criei e disponibilizo gratuitamente é a minha contribuição para superar as limitações da TDT em Portugal, tanto em termos de acesso como qualidade. A implementação da TDT em Portugal está a cargo de uma operadora de televisão paga (MEO), que como é óbvio não tem interesse numa TDT de qualidade e de acesso universal. Pelo contrário, desde o início a TDT tem sido deliberadamente sabotada para obrigar as pessoas a fazerem contratos com as operadoras de televisão. É apenas mais um caso flagrante de conflito de interesses e muito provavelmente de corrupção.

 

Que tipo de canais estão disponíveis nesta lista?

Por motivos legais e morais estão apenas disponíveis canais normalmente incluídos nos pacotes básicos, com prioridade a canais de informação, educativos, música e desporto alternativo. Canais premium cujas receitas dependem de subscrições como os da Sport TV, Eleven Sports, Benfica TV e TVCine não estão disponíveis.

 

Esta lista prejudica os canais que nela estão incluídos?

Não, porque para utilizar esta lista é preciso ter acesso à Internet, ou seja, contratar um ISP (Fornecedor de acesso à Internet), seja ele a Vodafone, Nowo, NOS ou MEO. Quando contrata um ISP – mesmo com o pacote mais básico – já estão incluídos os canais desta lista. Sendo assim, quem usa esta lista já está a pagar pelo acesso aos canais. Esta lista apenas facilita o acesso, como por exemplo possibilitando o uso do nosso leitor de IPTV favorito.

Na verdade esta lista gratuita de IPTV até incentiva mais gente a contratar os serviços de um ISP – pois não funciona sem eles. É uma situação de simbiose, onde ISP, canais e utilizadores beneficiam.

Canais premium cujas receitas dependem de subscrições como os da Sport TV, Eleven Sports, Benfica TV e TVCine não estão  – nem nunca estarão – disponíveis nesta lista.

 

Qual é o melhor ISP (Fornecedor de acesso à Internet) em Portugal?

Pela minha experiência tanto como cliente, mas também como observador, Nowo e Vodafone são os melhores. Actualmente pago 19,99 € mensais na Nowo por Internet de 100 Mbits com 90 canais digitais incluídos e estou bastante satisfeito.

Sempre que houve problemas enquanto cliente da Vodafone e da Nowo, eles foram resolvidos com prontidão e cordialidade, o mesmo não posso dizer da MEO ou da NOS. A MEO e NOS, talvez por serem descendentes da antiga PT (Portugal Telecom), ainda têm uma cultura empresarial monopolista e tratam o cliente sempre com arrogância como se ele fosse o culpado pelos erros deles. Talvez um dia quando perceberem que já não operam num monopólio, isto mude e passem a tratar melhor os clientes.

 

Por que motivo não consigo abrir alguns canais?

Existem canais que estão indisponíveis fora de Portugal, sendo uma VPN com IP português a única forma de os aceder no estrangeiro. Também pode experimentar outro leitor de IPTV.

 

Quais são os leitores de IPTV recomendados?

  1. IPTV (★★★★★)
  2. Perfect Player (★★★★)
  3. ProgTV (★★★★)
  4. PVR IPTV Simple Client (★★★★)

 

Qual é o aparelho recomendado para usar esta lista de IPTV?

Pode consultar as recomendações de equipamento aqui.

×

Cart